Sunday, October 29, 2006
Sunday, October 22, 2006
MAX WEBER -OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇAÕ LEGÍTIMOS - ECS 5
MAX WEBER -Nasceu em ERFURT, à 21 de abril de 1864.
Intelectual e sociólogo alemão, um dos fundadores da Sociologia;
conhecido sobertudo pelo trabalho sobre sociologia da Religião.
O texto fala sobre os três tipos puros de dominação lagítimas .
Dominação legal, tendo a dominação burocrática seu exemplo mais puro.Na dominação legal qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto a forma.Obedece-se a regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e em que medida se deve obedecer.
Dominação tradicional, obedece-se á pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição;por fidelidade, como exemplo temos a dominação patriarcal.As relações são reguladas pela tradição, pelo privilégio, pelas relações de fidalidade feudais ou patrimoniais;pela honra estamental e pela boa vontade.
Dominação carismática, obedece-se exclusivamente á pessoa do líder, por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuida, ou de sua dignidade tradicional; seus tipos mais puros são: dominação do profeta, do herói guerreiro, e do grande demagogo.
Analisando o atual contexto social brasileiro, podemos preceber os três tipos de dominação colocadas por weber, onde nenhum é exercido puramente, mas todos e cada um , de alguma forma exerce dominação; temos as relações familiares, os grandes latifundiários, o nosso papel dentro das escolas, a escolha do Papa, as perigrinações aos santuários, ás eleições para eleger os representantes políticos, a febre das rebeldes, etc...
ECS - "DESCANSO"
Sunday, October 15, 2006
ESCOLA CULTURA E SOCIEDADE - ATIVIDADE 2
Saturday, October 14, 2006
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO- Semana 2
Visitei o blog de física que tem como proposta, apoio a aprendizagem de física.Fiquei encantada com o que encontrei neste blog, lindo, colorido, atrativo e o melhor de tudo, através desta ferramenta estudantes de física podem aprender, tirar dúvidas nesta disciplina.Este para mim é um exemplo de blog pedagógico/educacional.
Também visitei o blog; Projeto da Universidade de Évora-Portugal, um blog diferente do anterior, neste estão postados projetos e atividades com as TICs.Numa proposta educacional que socializa para quem interessar diferentes atividades e projetos desenvolvidos com ás TIC.Interessante para auxiliar quem pretende desenvolver este trabalho e precisa de subsídios.
Sunday, October 08, 2006
ATIVIDADE 3 Escola Cultura e Sociedade
- Que é uma definição ampla, englobando fatos inter diversos que, reunidos num único vocábulo pode gerar confusão, e que a ele interessa tratar , aqui, somente sobre a influência que os adultos exercem sobre ás crianças e adolescentes.
- Definição de KANT; "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz." Definição de JAMES MILL; " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes." Elas partem do princípio incontestável que, há uma educação ideal, perfeita à todos os homens, indistintamente.
- De acordo com Durkheim, para definir Educação, será preciso, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou que tenham existido, tomá-los, e aprender deles caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
- Segundo Durkheim; Todo um conjunto de idéias a cerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz ás carreiras liberais, como a que prepara para ás funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência do educando.Desses fatos resulta que cada sociedade faz do homen certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral.
- Suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.
- A educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.Em cada um de nós, pode se dizer, que existem dois seres.Um constituido de todos os estados membros que se relacionam conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida individual.O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazem parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.
- Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira e humana.