ECS - 11
DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL
A autora trás uma leitura bem clara do sistema educativo brasileiro e suas desigualdades.
Realidade esta visível para nós professores que atuamos nestas redes.Identifiquei no texto a realidade do município onde trabalho e também da minha escola.Com certeza, o sistema escolar brasileiro como se encontra hoje, fragmentado em várias redes contribui, e muito , para as desigualdades sociais.Temos os filhos da burguesia pagando para ter a formação que lhes convém e conservar-se no poder.Pois a elite social não encontra na escola pública oferecida, a educação formal e organizada de qualidade que querem para os seus filhos, ficando o ensino particular a opção para estes. Mantendo o sistema educativo fragmentado em redes.
A rede pública acolhe os filhos da classe trabalhadora e consequentemente a maioria dos alunos que fraquentam uma escola.São muitas as escolas públicas contra um pequeno número de escolas particulares.Em Capão da Canoa temos 15 escolas públicas contra 2 particulares.Com a democratização do ensino
temos hoje oferta de vagas que garantem a acessibilidade de quase todas as crianças com idade escolar, nas escolas públicas, mas preocupa a qualidade desse ensino, a permanência dessas crianças na escola e a retenção desses alunos nas séries iniciais.
Além da desigualdade notória entre escola pública e particular, temos também em nosso país, os disparates entre as regiões, estados e também entre as redes públicas municipais e estaduais.Consequência da distribuição das rendas e das políticas públicas adotadas.
No estado do Rio Grande do Sul, estamos vivendo tempos de sucateamento das escolas da rede estadual de ensino, sem recursos e equipamentos, sem investimento na formação dos professores, com salários defasados, e otimização de recursos humanos.O descompromisso do estado com educação adotado tem afetado a qualidade de ensino e uma migração de alunos para a rede municipal. Em contrapartida os municípios tem investido em espaços físicos, equipamentos, formação de seus profissionais da educação e melhorado o nível salarial.No município de Capão da Canoa, todas ás escolas de ensino fundamental completo têm um ginásio de esportes e laboratório de informática.
Voltando ao artigo sobre as desigualdades educativas; O que fazer para mudar este quadro?Onde só o filho da burguesia tem direito a uma escola de qualidade.Este vai chegar ao curso superior numa universidade pública. Por que em nosso país se investe mais no ensino superior e menos no fundamental, se é ali que está o filho do trabalhador? Temos nas escolas de nível fundamental e médio o pior ensino, mas em nível superior a melhor universidade pública.Por que esta contradição? A quem ela interessa?
DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL
A autora trás uma leitura bem clara do sistema educativo brasileiro e suas desigualdades.
Realidade esta visível para nós professores que atuamos nestas redes.Identifiquei no texto a realidade do município onde trabalho e também da minha escola.Com certeza, o sistema escolar brasileiro como se encontra hoje, fragmentado em várias redes contribui, e muito , para as desigualdades sociais.Temos os filhos da burguesia pagando para ter a formação que lhes convém e conservar-se no poder.Pois a elite social não encontra na escola pública oferecida, a educação formal e organizada de qualidade que querem para os seus filhos, ficando o ensino particular a opção para estes. Mantendo o sistema educativo fragmentado em redes.
A rede pública acolhe os filhos da classe trabalhadora e consequentemente a maioria dos alunos que fraquentam uma escola.São muitas as escolas públicas contra um pequeno número de escolas particulares.Em Capão da Canoa temos 15 escolas públicas contra 2 particulares.Com a democratização do ensino
temos hoje oferta de vagas que garantem a acessibilidade de quase todas as crianças com idade escolar, nas escolas públicas, mas preocupa a qualidade desse ensino, a permanência dessas crianças na escola e a retenção desses alunos nas séries iniciais.
Além da desigualdade notória entre escola pública e particular, temos também em nosso país, os disparates entre as regiões, estados e também entre as redes públicas municipais e estaduais.Consequência da distribuição das rendas e das políticas públicas adotadas.
No estado do Rio Grande do Sul, estamos vivendo tempos de sucateamento das escolas da rede estadual de ensino, sem recursos e equipamentos, sem investimento na formação dos professores, com salários defasados, e otimização de recursos humanos.O descompromisso do estado com educação adotado tem afetado a qualidade de ensino e uma migração de alunos para a rede municipal. Em contrapartida os municípios tem investido em espaços físicos, equipamentos, formação de seus profissionais da educação e melhorado o nível salarial.No município de Capão da Canoa, todas ás escolas de ensino fundamental completo têm um ginásio de esportes e laboratório de informática.
Voltando ao artigo sobre as desigualdades educativas; O que fazer para mudar este quadro?Onde só o filho da burguesia tem direito a uma escola de qualidade.Este vai chegar ao curso superior numa universidade pública. Por que em nosso país se investe mais no ensino superior e menos no fundamental, se é ali que está o filho do trabalhador? Temos nas escolas de nível fundamental e médio o pior ensino, mas em nível superior a melhor universidade pública.Por que esta contradição? A quem ela interessa?
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