loiva2006

Friday, November 03, 2006

ECS 7 - MARX E ENGELS

Karl Eeinrich Marx

Friedrich Engels

O intelectual Karl Marx, nasceu na Alemanha em 1818, cosiderado um dos fundadores da Sociologia.Também teve influência na filosofia, economia e história, já que o conhecimento humano, na sua época não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje.Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.

O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homen, que começa com a necessidade humana.A história se inicia com o próprio homen que, na busca da satisfação de necessidades, trabalha sobre a naturaza.A medida que realiza este trabalho, o homen se descobre produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo.Percebe então que " a história é o processo de criação do homen pelo trabalho humano".

Engels foi um filósofo alemão, escreveu livros de profunda análise social.Junto com Marx, fundou o chamado socialismo científico ou marxismo.

Durante a revolução industrial, surgiu a classe proletária, fruto do capitalismo industrial, o qual proporcionou a concentração de capital nas mãos de poucos.

Para Marx, no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores, ou seja, o capitalismo é selvagem, pois o operário produz mais para o patrão do que seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.

Também Engels, impressionado com as condições de miséria extrema em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua própria família, escreveu A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, obra publicada em 1845.Nesse período encontra Marx e começou a participar ativamente do movimento operário e socialista internacional.

A ideologia alemã, primeiro livro de Marx e Engel, tem o obgetivo de fazer uma crítica aos jovens hegelianos, como produtores de uma ideologia alemã, conservadora, apesar de auto denominarem teorias revolucionárias.Marx aponta para o fato de que as transformações perpetradas por estes filósofos se encontram no plano do pensamento sem nunca terem alcansado a realidade concreta.

Apesar de enfluenciado por Hegel, Marx considera-se um hegeliano de esquerda, invertendo a teoria dialética de Hegel.Coloca a produção material de uma época histórica como a base da sociedade, e também, a criadora da subjetividade dessa época.

Marx tinha um pensamento prático e político que muitos entenderam como sendo um método a determinar a realidade, chamando-o de materialismo histórico e dialético, que mais tarde veio a ser denominado de marxismo.

O processo de crítica ao pensamento de Marx iniciou-se desde a publicação de suas primeiras obras e continuam até hoje.Segundo Engels, Marx foi o homen mais odiado e mais caluniado do seu tempo.E morreu amado, referenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários.Embora tenha tido muitos adversários não teve inimigo pessoal.

Hoje, as classes menos favorecidas e que lutam por sua emancipação tornaram suas as idéias de Marx e Engels.Para os dois sociólogos, quanto maior fosse a sua força como classe revolucionária, mais próximo e possível estariam os desfavorecidos do socialismo

1 Comments:

  • At 8:53 PM, Blogger Mara said…

    Loiva: Procura referir a fonte utilizada para tua pesquisa. Dá uma olhada no blog colaborativo onde foram colocados links que auxiliam nesta questão. Outra coisa, escrever MARKS ao invés de MARX foi por opção ou engano? Mara N Silva

     

Post a Comment

<< Home