loiva2006

Sunday, October 08, 2006

ATIVIDADE 3 Escola Cultura e Sociedade

Respostas ao questionário do Texto Émile Durkheim.

  1. Que é uma definição ampla, englobando fatos inter diversos que, reunidos num único vocábulo pode gerar confusão, e que a ele interessa tratar , aqui, somente sobre a influência que os adultos exercem sobre ás crianças e adolescentes.
  2. Definição de KANT; "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz." Definição de JAMES MILL; " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes." Elas partem do princípio incontestável que, há uma educação ideal, perfeita à todos os homens, indistintamente.
  3. De acordo com Durkheim, para definir Educação, será preciso, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou que tenham existido, tomá-los, e aprender deles caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição de educação.
  4. Segundo Durkheim; Todo um conjunto de idéias a cerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz ás carreiras liberais, como a que prepara para ás funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência do educando.Desses fatos resulta que cada sociedade faz do homen certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral.
  5. Suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.
  6. A educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.Em cada um de nós, pode se dizer, que existem dois seres.Um constituido de todos os estados membros que se relacionam conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida individual.O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazem parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.
  7. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto ou por efeito comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira e humana.

1 Comments:

  • At 9:05 PM, Blogger Loiva Beatriz said…

    Olá Zezé, eu gostei muitodo texto do Durkheim, e idendifiquei na sua teoria algumas concepções minhas, de educação.

     

Post a Comment

<< Home