loiva2006

Saturday, September 30, 2006

Atividade 1 Escola Cultura e Sociedade - Escola, Projeto Pedagógico e Currículo.

Sou mulher, sou mãe, sou profissional, procuro realizar-me em cada um desses papéis, e cada um deles é importante para completar-me como ser humano. Encontro a felicidade na realização de pequenas e grandes coisas, em pequenos e grandes gestos. Tenho certeza que, o espaço de minhas vivências tem influência nisso. Moro num pequeno balneário, perto do mar, sem o corre-corre, a violência e agitação das cidades grandes, isso é muito bom.Tenho saúde, trabalho, casa própria, dois filhos lindos e saudáveis, um companheiro, que é meu amor, são privilégios e também conquistas, que milhões de brasileiros não tem, agradeço a Deus todos os dias por estas bençãos. Trabalho numa escola estadual na praia de Arroio Teixeira, sou a atual diretora desta escola, tarefa que me trás grande responsabilidade. Garantir educação de qualidade para nossos alunos na atual conjuntura, política, social e familiar é um desafio diário.Nasci no interior, numa família de agricultores, onde a mulher ainda não havia despertado para a busca de uma formação profissional fora do lar, mas desde pequena sonhei com isso, sempre fui muito dedicada aos estudos e por isso incentivada pela família a buscar esta formação. Aos quatorze anos saí de casa para estudar, queria uma boa escola, com ajuda da igreja, IECLB, fui estudar num internato em Ivoti, onde fiz o magistério. Mas, só me encantei pela profissão durante o estágio, tenho boas lembranças dessa prática, que foram definitivas para continuar nessa carreira. Hoje são vinte e três anos de magistério, com encantos e desencantos. Ás vivências no magistério tem sido de altos e baixos, por influências externas e internas; dificuldades salariais, descaso com nossos espaços escolares e com a educação, conflitos ideológicos, incertezas... Mas aí vem a grande ousadia, acreditar que, em meio à tudo isso, que com meu fazer pedagógico, posso contribuir para o crescimento saudável e digno dos meus alunos. Tenho medo de não estar suficientemente preparada e disposta para diariamente motivar-me e continuar este desafio. Quero dialogar sobre todos estes conflitos e ampliar meus conhecimentos para enfrentar novos desafios e acreditar na importância da educação numa intituição escolar.

4 Comments:

  • At 2:03 PM, Blogger Prof. Mara Núbia Bilhalva Braum said…

    Querida Loiva

    Fiquei muito feliz ao ler o teu comentário no meu blog e muito animada em fazer uma visita com meus alunos na tua escola para apresentação da nossa peça de teatro. Obrigada pelo convite. Vou conversar com eles e com nossa diretora sobre as possibilidades e possível agilização. Os alunos de 4ª série de tua escola estudam em que turno? Voltaremos a conversar sobre isso...

    Mas gostaria de te parabenizar também pelo blog e por seres uma pessoa iluminada por todos os fatores que citaste na tua postagem.

    Um grande abraço e tenha uma ótima semana

    Mara Braum

     
  • At 5:22 PM, Blogger Liziani Evaldt said…

    Concordo com você Loiva, è nas pequenas coisas da vida que encontramos a verdadeira felicidade. É na vivência da simplicidade do dia-a-dia que nos realizamos.
    Você mora em um lugar privilegiado, onde certamente muitas pessoas gostariam de morar, perto do mar, na tranqüilidade e na beleza que ele nos proporciona. Sempre sonhei em morar em um lugar assim!
    Não tenha medo de não estar preparada e disposta para as tarefas diárias, você é iluminada e pessoas assim nunca desanimam!
    Um abraço da amiga Lizi!

     
  • At 8:36 PM, Blogger Stela said…

    Loiva, que bom visitá-la, minha cor preferida é o azul!
    Assim como tu, minha vida também é uma bênção!
    Tenho uma família maravilhosa, muita saúde, um trabalho que me realiza. Moro numa praia muito gostosa de se viver. Olho para o mar todos os dias, e a cada dia ele é mais lindo! Tenho tudo o que preciso para ser feliz. e Sou muito feliz! Que bom podermos fazer a nossa parte, darmos nossa contribuição à humanidade.
    Com certeza, não é por acaso que somos professoras!
    Um abraço.
    Stela 21/10/06 o:29 h

     
  • At 4:19 PM, Blogger Mara said…

    Loiva: Os medos fazem parte de nossa caminhada, mas, quando temos a ousadia de nos abrirmos ao diálogo eles se desvanecem. Mara N Silva

     

Post a Comment

<< Home