loiva2006

Tuesday, January 02, 2007

DESAFIO II
A informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional, e sua utilização como instrumento de aprendizagem também.Entretanto nem todas as escolas estão podendo oportunizar a seus alunos o acesso e introdução ás novas tecnologias.Entre as que oferecem, que dispõe de um laboratório, o fazem em aulas descontextualizadas, outras aperfeiçoando um pouco mais, usan-na como apoio ás matérias e conteúdos lecionados, mas continuam vinculados a uma diciplina de informática.Colocá-la apenas como diciplina fragmenta o conhecimento, delimita fronteiras, de conteúdo e de prática.
Diante dessa situação é importante que o professor possa refletir sobre a nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação. O professor precisa ir para o laboratório de informática, dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele.
Como muitos outros colegas, eu, estou podendo falar da importância das TICs, a partir da utilização que estou fazendo delas, neste curso, e das leituras proporcionadas por esta interdiciplina, não posso falar da minha prática com alunos pois, não tenho esta experiência. Mas acredito que os computadores de um laboratório devam estar dispostos de forma que, todo o grupo que se encontra trabalhando possa interagir, onde possam trocar descobertas, auxiliar os colegas, que todos possam ver um ao outro que possam circular. Infelizmente muitos dos laboratórios, até por falta de espaço físico, estão dispostos de frente para paredes onde o aluno fica de costas para o colega, em espaços apertados onde o outro(professor ou colega) não conseguem chegar.Também falta a socialização do que é produzido nestes laboratórios , o aluno produz , cria e não compartilha sua criação sua produção.Com certeza pela limitação de projetos para essa área, mas bem mais pela falta de incentivo de políticas educacionais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home